Cristiano Alves

Rico: excelência em cada detalhe!

Nome: Cristiano Alvez

Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta, na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob a orientação do maestro Affonso Reis. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de grandes clarinetistas brasileiros, bem como de inúmeros e renomados professores internacionais.

É detentor de diversas premiações em concursos nacionais e graduado com summa cum laude pela UFRJ, onde concluiu também o Mestrado. Cursa atualmente o doutorado em música pela Unicamp, trabalhando também junto ao Centro de Música e Tecnologia (CIRMMT) da McGill University (Montreal – Canadá). Participou de mais de uma centena de gravações que incluem atuações junto a grandes artistas da MPB, bem como música de câmara e música sinfônica. Apresenta-se com frequência no exterior, sendo convidado a realizar recitais, concertos e masters classes em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Cingapura e Vietnã.

Em 2005, lançou seu primeiro CD, que figurou como finalista do Prêmio Tim e considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita, no Brasil. Atuou como primeiro clarinetista solista na Orquestra Sinfônica Brasileira por mais de 15 anos, sendo atualmente solista da Orquestra Petrobrás Sinfônica. É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo seus alunos vencidos inúmeros e importantes concursos e ocupando destacados postos em orquestras e universidades brasileiras. O referido curso recebeu do Prêmio Banco Real a menção de um dos três melhores cursos universitários, entre todas as áreas e instituições do país, em 2004.

Atua em duo com o pianista Ricardo Ballestero, já tendo se também se apresentado em duo com artistas como Maria João Pires, Jean Louis Steurmann e Ricardo Castro. Leciona em diversos Festivais de Música, tais como os realizados em Campos do Jordão (SP), Jaraguá do Sul (SC), Buenos Aires, Tucumán e Mendoza (Argentina), Manizales (Colômbia), Curitiba (PR), Brasília (DF), Ouro Branco (MG), Tatuí (SP), Recife e Olinda (PE), Domingos Martins (ES), Campos dos Goytacazes (RJ), além de ministrar, regularmente, workshops em inúmeras outras cidades brasileiras e sul-americanas.

 

[Gallery not found]

 

http://www.youtube.com/watch?v=K6GuNPrbyl0

Curtir no FacebookTwitterMais...

junho 25, 2012 Rico, Uncategorized