D’Addario EXP10

Cordas de aço com vida longa e sonoridade excepcional

Não é à toa que a norte-americana D’Addario é uma das fábricas de encordoamentos mais renomadas ao redor do globo. Oferecer produtos inovadores de alto padrão para os músicos com preço acessível é um desafi o para muitos. Para a D’Addario, este certamente é o principal objetivo.

O encordoamento testado nesta edição representa muito bem o objetivo e o padrão de qualidade da marca. O EXP10 de tensão média, confeccionado em bronze 80/20, composto de 80% de cobre e 20% de zinco, foi testado em um violão Gibson J-45. As dimensões do jogo são: 0.010 (1.E), 0.014 (2.B), 0.023 (3.G), 0.030 (4.D), 0.039 (5.A) e 0.047 (6.E).

Impossível ficar indiferente ao cuidado primoroso que a empresa teve com a embalagem do produto. Além de um visual atraente que inclui uma caixinha de papel desenvolvida com um sistema de ‘gaveta’, para embalar o envelope de plástico hermeticamente fechado, ajudando na conservação do produto, oferece informações sobre as características do encordoamento. As cordas são diferenciadas pelas cores das bolinhas, sistema tradicionalmente utilizado em encordoamentos de aço da empresa.

Sua sonoridade é imponente, cheia e com bastante brilho. Seus bordões são bem consistentes, possuindo definição excepcional. Suas primas possuem um cantar cristalino, valorizando as qualidades do J-45 (que já possui um som gordo). Seu ataque se tornou mais pronunciado e as freqüências médias ganharam maior destaque, temperando a sonoridade sem prejudicar o equilíbrio.

Quanto ao volume, o fato de contar com uma terceira corda revestida se mostrou essencial para garantir o bom equilíbrio entre as cordas. Ideal para executar todo e qualquer estilo musical que necessite de um som poderoso das cordas de aço, em especial os tradicionais rock, blues, country e suas mais variadas vertentes. Indicado para trabalhos de música ao vivo e especialmente para gravações.

A durabilidade do encordoamento que foi o principal tópico analisado é surpreendente: após o período de amaciamento, manteve suas qualidades timbrísticas durante o tempo de testes, que desta vez foi prolongado cerca de dois meses e meio com bastante gás. Esta vida prolongada do encordoamento se deve ao revestimento EXP (Extended Play), que trabalha como uma capa protetora contra corrosões naturais de um encordoamento comum, sem, no entanto, alterar suas qualidades timbrísticas. Sua entonação é excepcional, tendo uma excelente estabilidade em toda a extensão da escala.

Ideal para todos aqueles que procuram um encordoamento de alto padrão que dure bastante tempo.

Curtir no FacebookTwitterMais...

fevereiro 12, 2009 Testes de produtos