Guitar Player testa a D’Addario EXP110 com NYXL

“Ao lançar a linha NYXL, a D’Addario elevou o nível do que se espera de encordoamentos para guitarra”, escreveu a revista Guitar Player do mês de abril sobre o encordoamento EXP110 com NYXL.

Leia o teste completo abaixo:

AO LANÇAR A LINHA NYXL, a D’Addario elevou o nível do que se espera de encordoamentos para guitarra. A empresa deu um belo passo adiante em termos de qualidade, timbre e confiabilidade. Em matéria de durabilidade, as cordas NYXL possuem maior resistência à quebra e oxidação, mas não diferem muito das convencionais no quesito longevidade. É aí que entra a tecnologia da D’Addario neste lançamento: cordas revestidas da linha EXP feitas a partir das NYXL.

O teste veio a calhar, pois a Musical Express, que representa a marca no Brasil, enviou-me um pacote EXP110 NYXL e, por coincidência, eu estava ajustando todas as Red Special do musical We Will Rock You. Utilizei apenas cordas D’Addario NYXL nos belíssimos modelos Brian May Guitars, utilizados pelos guitarristas Lucas Vianna e Fábio Stamato nessa superprodução em homenagem ao Queen.

Foi bem legal, pois pude comparar a versão EXP com a NYXL normal em guitarras idênticas. Em termos visuais, nota-se apenas uma leve mudança – bordões com brilho levemente menor e tom acinzentado, características do revestimento EXP, aplicado no fio metálico antes de ser enrolado à alma sextavada que dá origem aos bordões.

Quanto ao som, a diferença é bastante sutil, sendo que o brilho típico de bordões novos é levemente contido. Muitos acharão benéfico, pois parece que a corda já está acondicionada em relação ao timbre e harmônicos, algo que ocorre ao longo de alguns dias de utilização do instrumento. A grande vantagem é que esse timbre característico de cordas revestidas se mantém inalterado por semanas a fio. Pude conferir isso com precisão, pois a guitarra com EXP suportou dois meses de ensaios intensos tranquilamente, sem perder o timbre!

A sensação de toque das cordas muda um pouco, mas é aveludada e bem legal, e a tensão geral da versão EXP é praticamente a mesma de cordas convencionais – esse é um dos grandes trunfos da D’Addario nesse segmento. Somando-se todas as vantagens da tecnologia EXP à qualidade do metal e acabamento das NYXL, o resultado é uma corda praticamente à prova de tudo. Para quem já utilizou e curtiu o jogo NYXL, mas ficou triste ao ter de se despedir dele após algumas semanas de uso, a EXP NYXL é a salvação!

 

Curtir no FacebookTwitterMais...

julho 25, 2016 News