Pele Onyx 2-PLY

Tive a oportunidade de testar o modelo Onyx 2-ply de 14” da Evans. Ele possui dois filmes de 7,5 mil, com um revestimento preto fosco que visa “produzir mais grave e um ataque mais vigoroso”, segundo o fabricante.

Antes de testar o modelo em uma caixa de 14”x5½”, testei o produto em um surdo de 14”x14” de maple. Usando uma afinação médio grave, obtive um som “redondo”, com um sustain médio que destacou bem o som “aquecido” do casco de maple do tambor. A pele fez com que o surdo soasse vigoroso e cheio, com um ataque poderoso. Gostei muito de tocar acentos com flams no tambor, por exemplo, ao terminar uma virada e realizando esse toque no tempo 4 apenas no surdo.

Ao testar o produto na caixa, também de maple, usei primeiro uma afinação mais baixa. A pele ofereceu uma boa resposta em todos os níveis de dinâmicas, com um robusto som bastante interessante para marcar os toques de backbeat nos tempos 2 e 4. Ao apertar a pele, com uma tensão média-alta, o modelo foi dando cada vez mais potência à minha caixa, que ofereceu um poderoso som de rimshot e um “crack” definido.

Ao apertar ainda mais, a espessura da pele continuou oferecendo um som potente e cortante, ideal para quem gosta de tocar forte. Não precisei exagerar na força dos toques para fazer com que o tambor soasse com bastante projeção. Quando toquei acentos nos tempos 2 e 4 e complementei o groove com notas fantasmas, obtive uma boa sutileza nos toques mais fracos, que fizeram um belo contraste com os toques acentuados.

A pele mostrou-se bastante adequada para quem gosta de tirar um som “gordo” do tambor. Isso pôde ser visto tanto na potência obtida no som da caixa como no som “redondo” e firme obtido com o surdo.

Teste realizado por R.V. e publicado pela revista Modern Drummer edição de número 84.

Curtir no FacebookTwitterMais...

novembro 26, 2009 Testes de produtos