Restore, Protect e Shine

A Planet Waves desenvolve inúmeros acessórios para músicos. Os mais recentes foram os produtos Restore, Protect e Shine, que têm a função de cuidar da aparência de baixos e outros instrumentos. Segundo o fabricante, cada frasco corresponde a uma etapa: limpeza, polimento e proteção. Eles devem ser aplicados sobre o corpo do instrumento e a parte posterior do braço. Seus compostos químicos, porém, não prejudicam a maioria dos acabamentos, como vernizes catalisados e orgânicos.

O Restore deve ser usado para limpar profundamente e restaurar algumas irregularidades, retirando pequenas marcas, como arranhões e impressões digitais. Já o Protect tem as funções de protetor natural e selador. Sua fórmula combina a carnaúba brasileira e a química avançada para produzir brilho e resguardar o instrumento. O Shine, por sua vez, é um spray para limpeza e brilho. Sua função é manter o acabamento reluzente, além de retirar poeiras e marcas de dedo.

Teste

Os produtos foram aplicados em uma guitarra, com acabamento em verniz de poliuretano, e num violão, em goma-laca. O efeito é idêntico se o uso for feito em um contrabaixo.

Na primeira etapa, o Restore foi utilizado sobre o corpo do instrumento. Sua consistência lembra a de uma cera. Quando aplicado com o auxílio de um pano seco, oferece pequeno atrito, que diminui conforme o líquido é fixado na superfície. Como resultado, o polimento e o brilho melhoraram. É preciso salientar que, ao ser usado no violão com verniz de goma-laca – mais frágil às intempéries –, não ocorreu nenhuma danificação no acabamento.

A seguir, o Protect foi aplicado com outro pano seco, a fim de que não houvesse mistura com o Restore. Com consistência um pouco menos viscosa que o anterior, o produto foi espalhado em movimentos circulares, sem muito atrito. No fim, deixou uma película de proteção e brilho.

O Shine foi o último a ser utilizado. O spray foi borrifado no corpo do violão e da guitarra. Sua consistência líquida oferece menos atrito. Após a aplicação, o líquido deixou o instrumento com um visual mais bonito do que o original.

Conclusão

O violão e a guitarra submetidos aos testes apresentaram resultados excelentes, com limpeza, polimento e brilho muito bons. A superfície do corpo e a parte posterior do braço ficaram mais lisas e com uma película de proteção contra marcas e poeira. Os produtos, portanto, são ótimos para cuidados com os instrumentos.

Curtir no FacebookTwitterMais...

maio 20, 2010 News